O “Kit Temer” na bolsa

Passaram-se só 48 horas, mas a bolsa está mais calma desde que a Câmara aprovou o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, no último domingo. O Ibovespa subiu 1% nesses dois dias. No início de março, o índice variava entre 3 a 5% a cada 24 horas.

Segundo analistas, a explicação é simples: as negociações agora seguem pautas mais racionais, acompanhando o desempenho dos mercados internacionais. Mas a expectativa é que o clima esquente novamente caso um governo Michel Temer entre em cena. Entraria em cena o “Kit Temer”.

“O mercado de ações vive de expectativas. Já precificou boa parte do impeachment, mas o sobe e desce pode voltar dependendo dos nomes indicados por Temer”, diz Carlos Muller, analista chefe da corretora Geral Investimentos.

Neste cenário, os mais otimistas estimam que o Ibovespa poderia passar dos atuais 53.000 pontos para os 65.000 pontos. Um dos setores que poderia contribuir para a valorização é o de infraestrutura. Empresas de logística como a CCR e a Ecorodovias, por essa teoria, seriam beneficiadas. “Um governo Temer tende a ser mais flexível nas negociações dessas concessões, trazendo retornos maiores”, diz Roberto Indech, analista da corretora Rico. “Empresas de energia elétrica também devem se dar bem”.

Ações do setor de varejo podem se favorecer com a expectativa de uma retomada no consumo. Empresas com bons resultados, como Lojas Renner e Lojas Americanas, tendem a valorizar ainda mais. Os papéis das estatais e dos bancos também fazem parte do “Kit Temer”.

Do lado das baixas, a expectativa é que setores como mineração e siderurgia, que subiram muito no cenário “pré-impeachment”, comecem a cair. As exportadoras também devem cair, influenciadas pela desvalorização do dólar. A bolsa pode ficar até mais racional se Temer assumir, mas não será a mesma.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s