China muda regras de venda para conter volatilidade na bolsa

As bolsas chinesas esperam que a nova orientação desencorajem as vendas e as deixem menos vulneráveis

Pequim – O governo da China anunciou uma nova medida na tentativa de combater a forte onda de volatilidade que tem dominado as bolsas do país nos últimos meses, mirando desta vez as chamadas vendas a descoberto.

Pelas novas regras, os vendedores a descoberto devem esperar pelo menos um dia para cobrir suas posições e pagarem de volta empréstimos utilizados para a compra de ações. Pela norma anterior, os investidores podiam cobrir suas posições no mesmo dia, uma prática que, segundo Pequim, tende a “aumentar a volatilidade anormal dos preços das ações e a afetar a estabilidade do mercado”.

As bolsas chinesas esperam que a nova orientação desencorajem as vendas a descoberto porque elas efetivamente forçam os investidores a manterem suas apostas abertas, o que os deixa vulneráveis a quaisquer medidas de estímulos adotadas por Pequim antes do início dos negócios nos mercados acionários.

Na prática de vendas a descoberto, os investidores vendem ações emprestadas com a expectativa de, posteriormente, recomprá-las a preços bem menores, embolsando, assim, a diferença. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s