Petróleo opera volátil após Fed

As incertezas sobre o futuro da política monetária do Fed geram volatilidade nos preços do petróleo

Londres – Os futuros de petróleo oscilam entre altas e baixas nesta manhã, após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidir ontem manter os juros básicos inalterados, mas falhar em dar uma sinalização clara de quando poderá começar a elevar as taxas.

As incertezas sobre o futuro da política monetária do Fed geram volatilidade nos preços do petróleo. Embora a manutenção dos juros tenha levado ao enfraquecimento do dólar, fator que tende a favorecer a commodity, as preocupações macroeconômicas por trás da decisão têm impacto negativo nas cotações.

Ao deixar os juros dos EUA nos níveis próximos de zero em que estão desde o fim de 2008, o Fed afirmou estar preocupado com a fraqueza da economia global e dos ativos financeiros.

“A perspectiva externa parece ter ficado mais incerta recentemente, e preocupações maiores com o crescimento da China e de outras economias emergentes levaram a uma notável volatilidade nos mercados financeiros”, afirmou ontem a presidente do Fed, Janet Yellen, em comunicado divulgado junto com a decisão.

Nos últimos meses, os investidores têm acompanhado a China de perto por temer que a desaceleração do gigante asiático afete o desempenho da economia global.

“O petróleo está preso entre as vantagens oriundas de um dólar mais fraco e as desvantagens de uma demanda menor em meio a um crescimento mundial mais fraco”, comentou David Hufton, da corretora PVM.

“A China lançou uma grande nuvem sobre a economia global e a ameaça que isso impõe levou o Fed a recuar.”

Mais tarde, os investidores vão acompanhar a pesquisa semanal da Baker Hughes sobre plataformas em operação nos EUA, que serve como um indicador da atividade da indústria petrolífera do país.

Às 7h45 (de Brasília), a tendência era de baixa nos mercados de petróleo. Enquanto o Brent para novembro recuava 0,10%, a US$ 49,03 por barril, na plataforma eletrônica ICE, o petróleo para outubro negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex) caía 1,02%, a US$ 46,42 por barril. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s