Taxa de juros ronda estabilidade com cenário fiscal e China

Uma situação fiscal deteriorada pode levar a novo rebaixamento da nota de crédito do Brasil pelas agências de classificação de risco, lembram fontes do mercado

São Paulo – Após abrir em alta, refletindo a piora da percepção dos investidores em relação ao cenário fiscal doméstico, os juros futuros inverteram a direção, com a surpresa de um corte de taxas na China.

Perto das 10 horas desta sexta-feira, 23, contudo, os juros futuros rondavam a estabilidade.

Em relação ao cenário fiscal, pesa a informação de que o déficit das contas do governo Dilma Rousseff em 2015 deve ser de R$ 70 bilhões a R$ 76 bilhões, após o Tribunal de Contas da União (TCU) não permitir o pagamento parcelado das chamadas pedaladas fiscais de anos anteriores.

Uma situação fiscal deteriorada pode levar a um novo rebaixamento da nota de crédito do Brasil pelas agências de classificação de risco, lembram fontes do mercado.

Já na China, o Banco do Povo do país (PBoC) anunciou na manhã desta sexta cortes nas taxas de empréstimo e de depósito em um ano em 0,25 ponto porcentual.

A taxa de juros de empréstimos agora está em 4,35% e a de depósito, em 1,5%. Os cortes entram em vigor no sábado, 24.

O mercado monitora ainda a participação do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, na 30ª Reunião de Presidentes de Bancos Centrais da América do Sul.

O evento é fechado à imprensa. Logo mais, às 10h30, os investidores avaliam os resultados da arrecadação federal em setembro.

Às 9h55, o contrato de DI com vencimento em janeiro de 2017 apontava 15,26%, de 15,27%. O DI para janeiro de 2021 tinha taxa de 15,86%, de 15,84% no ajuste da quinta-feira, 22.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s