540 mil se manifestam em movimento separatista da Catalunha

No dia 11 de setembro, é festejado o Dia Nacional da Catalunha, que comemora a resistência ao cerco de Barcelona em 1714

Madri – Centenas de milhares de pessoas participaram neste domingo (11) de um protesto em Barcelona organizado pelo movimento separatista da Catalunha.

Segundo o perfil do Twitter da polícia local, cerca de 540 mil pessoas participaram do protesto neste domingo, que pede a separação da próspera província espanhola. Eles demonstraram seu apoio por um plebiscito juridicamente vinculativo para definir a secessão.

No dia 11 de setembro, é festejado o Dia Nacional da Catalunha, que comemora a resistência ao cerco de Barcelona em 1714, durante a Guerra da Sucessão Espanhola. A data tem sido utilizada para mobilizar os cidadãos em prol da separação da Espanha, cujo governo central afirma que um plebiscito sobre o assunto é inconstitucional.

A Catalunha responde por 18% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol, e Madri afirma que, caso uma separação venha a acontecer, a região seria ejetada da zona do euro e não poderia mais utilizar a moeda única. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s