64 mil sírios estão bloqueados na fronteira com a Jordânia

A Jordânia alega razões de segurança para explicar a lentidão do processo, já que teme que membros do EI se infiltrem entre os refugiados

Mais de 64.000 sírios estão bloqueados na fronteira de seu país com a Jordânia, após a intensificação da violência em Aleppo (norte), disse nesta quinta-feira a polícia de fronteiras.

O reino impôs medidas adicionais de segurança nas passagens de Hadalat e de Rokbane, uma zona desértica localizada no norte da Jordânia.

Segundo a ONU, a Jordânia acolhe mais de 600.000 refugiados sírios, mas as autoridades estimam este número em quase 1,4 milhão de pessoas.

Amã havia estimado em cerca de 16.000 o total de sírios bloqueados na fronteira em janeiro, um número que aumentou a 50.000 em meados de abril.

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) pediu à Jordânia que “pare de bloquear pessoas que passam meses em zonas fronteiriças remotas”, e que as transfira rapidamente aos centros de trânsito.

No entanto, a Jordânia alega razões de segurança para explicar a lentidão do processo, já que teme que membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) se infiltrem entre os refugiados.

O conflito sírio, que deixou mais de 270.000 mortos, obrigou mais da metade da população a fugir do país.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s