Um controle para as fintechs

O Fórum Econômico Mundial publicou neta terça-feira um documento sobre a necessidade urgente de regular o crescimento das fintechs, empresas que oferecem serviços bancários digitais. O fórum ainda convocou os reguladores e as empresas do setor para elaborar um marco regulatório. O objetivo? Reduzir as chances de as novatas abalarem a estabilidade das finanças globais.

As fintechs crescem porque facilitam a vida de seus clientes, diminuindo a burocracia, agilizando as transações – e cobrando menos. No Brasil e no mundo já existem fintechs para quase tudo – movimentar conta corrente, fazer pagamentos com cartão, contratar empréstimos, fazer investimentos. Estima-se que já existam mais de 6.500 fintechs no mundo. Juntas, elas receberam mais de 24 bilhões de dólares em investimentos desde 2010.

Com tantas empresas no jogo, o risco potencial virou coisa séria. Entre as maiores preocupações estão a exposição de dados particulares, os cyber ataques e um aumento nas fraudes.

O esforço para aumentar os controles sobre as fintechs pode ajudar a refinar o próprio sistema bancário tradicional. Em todo o mundo, pesquisas revelam que os bancos não respondem adequadamente às reclamações dos clientes. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, este ano, apontou que os sete maiores bancos do país levaram notas entre 3,3 e 4,8 numa escala até 10, no cumprimento dos direitos de seus clientes.

Uma pesquisa da consultoria PwC mostra que as fintechs devem ocupar até 30% do mercado financeiro em cinco anos. Se melhorarem a vida dos consumidores oferecendo a mesma segurança, tanto melhor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s