Terremoto de 8,3 graus atinge Chile; há alerta para tsunami

Terremoto de magnitude 8,3 atingiu o Chile, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos

Santiago – Um terremoto de magnitude 8,3 atingiu a costa do Chile nesta quarta-feira, sacodindo prédios na capital Santiago e gerando um alerta de tsunami no Chile e no Peru.

O governo chileno fez um apelo para que moradores deixem a região costeira. O prefeito de Illapel, localizada perto do epicentro do terremoto, disse que pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 15 ficaram feridas.

Testemunhas da Reuters disseram que o tremor foi sentido na capital da Argentina, Buenos Aires, e em São Paulo.

O epicentro do terremoto foi 169 quilômetros ao norte da cidade litorânea de Valparaíso e originalmente foi reportado como de magnitude 7,9, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Ondas de tsunami podem ocorrer ao longo das costas de Chile e Peru nas próxmas horas, disse o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico. Um alerta de tsunami também foi emitido para o Havaí.

De acordo com o centro de alertas do Pacífico, se ondas de tsunami chegarem ao Havaí, a hora mais cedo que elas podem atingir o Havaí é 3h06 (horário local, 10h06 em Brasília) da quinta-feira.

O terremoto teve profundidade de 25 quilômetros, disse o USGS.

Menos de uma hora depois do primeiro terremoto, três réplicas, todas com magnitude superior a 6,1, atingiram a região, também de acordo com o USGS.

Texto atualizado às 21h52

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s