Abe e Duterte: diplomacia em alto mar

O primeiro ministro japonês Shinzo Abe tem uma missão pra lá de complexa quando chegar às Filipinas nesta quinta-feira: consolidar a relação entre o arquipélago e o Japão. O intuito é fortalecer a presença japonesa na região, diante do aumento assertivo da China. Depois, Abe vai para Vietnam, Indonésia e Austrália.

Nas Filipinas, Abe se encontra com o presidente Rodrigo Duterte, e  visitará a cidade natal do filipino, Davao, ao sul do país. Uma forma de retribuição da viagem que Duterte realizou em outubro do ano passado ao Japão e uma demonstração de proximidade. Depois que Duterte assumiu em junho de 2016, ele restabeleceu relações bilaterais com China e tem estreitado relações com a Rússia — além de ter se afastado dos Estados Unidos, após ter xingado até a mãe do presidente Barack Obama —, preocupando o Japão como potência hegemônica no Oceano Pacífico.

Abe deve abordar com Duterte e com os outros líderes no decorrer da viagem sua preocupação com a expansão chinesa no Mar do Sul da China e a construção de um exército chinês. “Ele espera cumprir seu papel como coordenador das nações na região em um tempo de incerteza na política, segurança e economia”, disse um oficial do alto escalão japonês. Com Duterte, os assuntos devem cobrir também ações para coibir o terrorismo e até um pacote de estímulos econômicos de 19 bilhões de dólares, prometidos pelo Japão anteriormente.

Para manter as boas relações, o japonês fez vistas grossas às políticas anti-drogas do filipino, que já passam de 6.000 mortes em execuções sumárias. No ano passado, Abe chegou a oferecer ajuda financeira para construir clínicas de reabilitação no país, assunto que deve voltar à pauta. Tudo para não perder um aliado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s