Aceleração de reformas aumenta taxa de aprovação de Bachelet

Os índices de aprovação da presidente chilena começaram a melhorar à medida que Bachelet deixa os escândalos para trás e seu programa de reformas ganha ímpeto

Santiago – Os índices de aprovação da presidente chilena, Michelle Bachelet, começaram a melhorar à medida que a líder socialista deixa os escândalos para trás e seu programa de reformas ganha ímpeto.

Um levantamento mensal do instituto de pesquisa GfK Adimark divulgado nesta quarta-feira mostrou que ela tem uma taxa de aprovação de 29 por cento, um aumento de 4 pontos percentuais em comparação com um mês atrás e a mais alta desde maio.

O Chile é uma das economias mais prósperas e estáveis da América Latina, mas também sofre com grandes desigualdades de renda e educação.

Bachelet, que iniciou seu segundo mandado em março de 2014, foi eleita com a promessa de que iria dedicar impostos e investimentos para diminuir esse vácuo.

Estes compromissos pareceram ameaçados após uma série de erros crassos que a imprensa direitista hostil rapidamente explorou, levando sua popularidade a despencar a um recorde negativo de 24 por cento em agosto de 2015 – sua aprovação era de 58 por cento em junho de 2014.

Seus críticos mencionam mensagens contraditórias sobre o conteúdo das reformas, e um escândalo envolvendo um empréstimo bancário preferencial concedido à sua nora cobrou um preço alto da mandatária, que apostou seu capital político em sua disposição para enfrentar as desigualdades do país.

O ritmo e a profundidade das reformas também vêm sendo freados por uma queda no preço do cobre, o principal artigo de exportação do Chile.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s