Ações da Rússia provocaram perda de confiança, diz Merkel

"Os atos da Rússia na crise ucraniana perturbaram profundamente nossos aliados do leste", declarou Merkel no Parlamento

O reforço da Otan no leste da Europa, que deve ser ratificado esta semana na reunião de cúpula de Varsóvia, justifica-se pela atitude da Rússia na Ucrânia, que provocou perda de confiança, afirmou nesta quinta-feira a chanceler alemã, Angela Merkel.

“Os atos da Rússia na crise ucraniana perturbaram profundamente nossos aliados do leste. Quando o império do direito e a inviolabilidade das fronteiras se veem rebatidos por palavras e atos, a confiança diminui”, declarou Merkel no Parlamento.

A reunião de Varsóvia, na sexta-feira e sábado, acontece em um momento no qual “a situação da segurança dentro e ao redor da Europa se transformou de maneira significativa”, completou.

Para acalmar os aliados que conquistaram a independência de Moscou no início dos anos 1990, a Otan decidiu ampliar a “Força de Resposta” (NRF, Nato Response Force) ao triplicar seus efetivos, até 40.000 soldados, e criar uma “ponta de lança” (‘Spearhead’) de 5.000 homens, com capacidade de deslocamento em poucos dias em qualquer foco de crise.

A Polônia e os três Estados bálticos conseguiram ainda mais e a reunião deve ratificar o envio a estes países de quatro batalhões multinacionais (entre 600 e 1.000 militares cada), com base em um rodízio.

As medidas foram decididas depois que a Rússia anexou, em março de 2014, a península da Crimeia e se envolveu no mesmo ano com a rebelião separatista do leste da Ucrânia.

Ao mesmo tempo, a chanceler estendeu a mão a Moscou, ao afirmar que as medidas são dissuasivas e “profundamente defensivas”. Merkel disse que Otan deseja retomar o diálogo com a Rússia.

“Uma segurança duradoura na Europa só pode ser conquistada com a Rússia”, destacou.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s