Adiar Rio 2016 traria falsa segurança, diz membro da OMS

"O problema não é a Olimpíada, o problema são as outras viagens além da Olimpíada, caso haja um problema", disse o chefe do comitê de emergência da OMS

Genebra – Adiar a Olimpíada do Rio de Janeiro por conta de medo de que o evento possa acelerar a disseminação do Zika vírus iria dar uma “falsa” sensação de segurança, já que turistas estão constantemente entrando e saindo do Brasil, disse o chefe do comitê de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Extensas viagens no mundo globalizado é a questão, e não os Jogos Rio 2016, que têm início em 5 de agosto, disse David Heymann, chefe da Agência de Proteção da Saúde na Grã-Bretanha e que também chefia o painel independente de especialistas da OMS sobre o Zika.

“O problema não é a Olimpíada, o problema são as outras viagens além da Olimpíada, caso haja um problema”, disse Heymann à Reuters em entrevista por telefone de Londres nesta segunda-feira.

“Pessoas entram e saem do Brasil todo o tempo para férias, negócios, para tudo. E para a Olimpíada são menos viagens, seria uma viagem só. Acontece nos meses de inverno, quando, esperamos, a transmissão (do vírus) seja menor.”

“Então é somente uma falsa segurança dizer que irão adiar a Olimpíada e adiar a globalização desta doença”, disse.

Mais de 100 especialistas médicos, acadêmicos e cientistas pediram na sexta-feira pelo adiamento ou transferência dos Jogos Rio 2016 por temores de que o evento possa acelerar a transmissão do Zika vírus pelo mundo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s