Afeganistão e Alemanha dão passo para retorno de refugiados

Os refugiados, alguns deles crianças, aterrissaram na capital afegã após decidirem "voluntariamente" retornar para o país

Cabul – Um grupo de 125 refugiados afegãos chegou nesta quarta-feira a Cabul vindos da Alemanha, no que o governo qualificou como “o primeiro passo” para o retorno voluntário de milhares de afegãos, depois de 150 mil solicitarem asilo ano passado na Alemanha.

Os imigrantes, alguns deles crianças, aterrissaram na capital afegã após decidirem “voluntariamente” retornar, informou o Ministério de Repatriação e Refugiados do Afeganistão em comunicado.

A embaixada da Alemanha em Cabul afirmou em uma nota que os retornados “se deram conta de que seu futuro está no Afeganistão, após uma difícil viagem à Alemanha pelas mãos de traficantes” de pessoas.

O retorno destes refugiados é “um primeiro passo no retorno de um número de afegãos” que os governos dos dois países pretendem formalizar em um acordo, segundo a embaixada.

O grupo chegou em um voo charter pago pelo governo alemão, que concedeu “uma pequena ajuda de reintegração”, dada em parceria com a Organização Internacional de Imigração, segundo a nota.

No início do mês o governo afegão, após a visita do ministro de Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, a Cabul, declarou que não admitirá um acordo com a Alemanha que ajude a deportação, mas só o retorno voluntário com ajuda alemã.

A Alemanha recebeu cerca de 150 mil dos 250 mil afegãos que em 2015 solicitaram asilo em 44 países.

Com uma população de 32 milhões de habitantes, o governo afegão calcula que seis milhões de afegãos são refugiados ou solicitantes de asilo em 74 países, enquanto outros seis milhões retornaram ao país desde 2002. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s