África do Sul: debandada

A crise política na África do Sul tem atravancado a economia local. Esta semana, ministros pediram a renúncia do presidente Jacob Zuma, acusado de 783 crimes de fraude, corrupção e extorsão. No Congresso, o processo de impeachment não avança porque o líder têm maioria. Os escândalos recorrentes afastam os investidores – em setembro deste ano, o índice de confiança nos negócios chegou ao nível mais baixo desde que Zuma assumiu o poder, de acordo com a Câmara Sul-Africana de Comércio e Indústria (Sacci, na sigla em inglês).

O PIB este ano deve avançar irrisórios 0,5% e não deve crescer mais do que 2% no ano que vem. O que está salvando a economia são fatores que variam ao sabor da sorte: este ano, as chuvas vão garantir uma produção de milho 35% mais farta; a moeda em baixa vai atrair 20% mais turistas. Um potencial que não deve se destravar enquanto o jogo político continuar sujo. Confira, abaixo, a evolução do índice de confiança dos investidores ao longo do mandato de Zuma.

!function(e,t,s,i){var n=”InfogramEmbeds”,o=e.getElementsByTagName(“script”),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?”http:”:”https:”;if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(“script”);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,”infogram-async”,”//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js”);

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s