Al Qaeda divulga vídeo com assassinato de três “espiões”

A agência mauritana "Al Akhbar" recebeu um vídeo que mostra as três vítimas "confessando" que trabalham para os serviços de inteligência

Nouakchott – A organização terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) divulgou nesta terça-feira um vídeo que mostra o assassinato de três homens – um mauritano e dois malineses – acusados de serem espiões da França e da Mauritânia.

A agência mauritana “Al Akhbar”, habitualmente bem conectada com os grupos jihadistas, recebeu um vídeo que mostra as três vítimas “confessando” que trabalham para os serviços de inteligência.

O mauritano Cheikh Baye Ould Mohammed Habib, que disse ter sido recrutado por seu próprio país, é irmão de Maarouf Ould Haiba, um dos três assassinos dos quatro turistas franceses em dezembro de 2007 perto de Aleg, no sul da Mauritânia, o episódio mais grave de violência jihadista no país nos últimos anos.

Mohammed Habib garantiu ter participado de várias operações para a espionagem mauritana, entre elas a denúncia de um grupo que partiria para fazer a jihad no norte do Mali, assim como a colocação de vários chips eletrônicos que conduziram a operações de detenção de líderes da AQMI.

Após as confissões, o vídeo mostra a decapitação de Habib e do malinês Mohammed Taher Tarigui (tuaregue, de acordo com seu nome), e em seguida o assassinato a tiros de um terceiro, também malinês, Mahmoud ben Omar al Mali.

Além disso, o vídeo (que a agência não mostrou) inclui palavras do “responsável religioso” da AQMI, Abu Abderrahman Senhaji, que chama seus combatentes a “tomarem como alvo os serviços de espionagem dos países em guerra contra a Al Qaeda”.

“Esta deve estar na cabeça das prioridades: seus centros de espionagem, seus quartéis militares e suas delegacias de polícia”, conclui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s