Alemanha pressiona o Irã para pacificar guerra na Síria

Ministro de Relações Exteriores da Alemanha pressionou o Irã a usar sua influência na região e sobre Bashar Assad para pacificar a Síria

Teerã – Em sua primeira visita ao Irã, o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pressionou o país a assumir um papel ativo na pacificação do conflito na Síria.

“Meu desejo é que o Irã use sua influência na região e sobre o presidente sírio Bashar Assad, de modo a darmos os primeiros passos para diminuir a escalada de violência na Síria”, disse o ministro após encontro com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif.

Steinmeier afirmou que as visões de Irã e Alemanha sobre como neutralizar o conflito não são as mesmas, mas que há o interesse comum de acabar com a crise humanitária na Síria. Para o ministro alemão, a resolução do conflito depende de uma solução política. “Não é possível resolver a questão por meio de ações militares”.

Durante a visita, Steinmeier trabalhou pela ampliação das relações econômicas entre os dois países, em especial nas áreas de energia e meio ambiente. O ministro afirmou que a indústria alemã tem grande interesse em “explorar rapidamente novas oportunidades” com a suspensão de sanções ao Irã.

Há, contudo, um longo caminho a ser percorrido até que isto ocorra. O acordo nuclear firmado entre Irã, Estados Unidos e outras cinco potências mundiais em julho foi apenas o passo inicial. “Se o Irã cumprir o acordado, a situação econômica irá melhorar rapidamente, o que abrirá espaço para uma forte retomada de nossas relações comerciais”, afirmou Steinmeier. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s