Aliados de Keiko levantam dúvidas sobre resultado das urnas

Uma apuração de votos mostrou que Keiko perdeu para o economista Pedro Pablo Kuczynski por 50,12% a 49,88% dos votos

Lima – Parlamentares do partido conservador de Keiko Fujimori, candidata derrotada na eleição presidencial do Peru, levantaram dúvidas sobre o processo eleitoral do país nesta quinta-feira, embora tenham dito que aceitarão os resultados oficiais do pleito mais disputado em décadas no país.

Uma apuração de votos encerrada após quatro dias mostrou que Keiko, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que está atualmente preso, perdeu para o economista Pedro Pablo Kuczynski por 50,12 por cento a 49,88 por cento dos votos.

O parlamentar Pedro Spadaro e o congressista eleito Daniel Salaverry afirmaram que integrantes do partido haviam detectado irregularidades em postos eleitorais na Amazônia e nos Estados Unidos e estavam pedindo às autoridades a anulação desses votos, alguns dos quais já foram contabilizados.

Num centro de votação, mais pessoas votaram do que o número de registrados, disse Spadaro.

“Ninguém, absolutamente ninguém, nenhum dos partidos políticos, pode se declarar vitorioso ainda”, afirmou Spadaro em comentários transmitidos de uma entrevista à imprensa na sede da campanha de Keiko Fujimori.

Outra parlamentar, Lourdes Alcorta, notou um número “excessivo” de policiais e militares em zonas eleitorais, mas disse que o partido não estava denunciado fraude.

“Nós não usamos essa palavra e não vamos usá-la”, afirmou. “O que estamos exigindo é velocidade e transparência para que o desejo das pessoas não seja distorcido.”

Observadores da União Europeia disseram no domingo que a eleição havia sido limpa e que não havia nenhum relato de fraude.

Keiko Fujimori, de 41 anos, evitou aparições públicas pelo quarto dia consecutivo, desde a eleição de domingo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s