Amigo de autor de matança em Charleston é acusado de mentir

Joseph Carlton Meek, de 21 anos, é acusado de ter ocultado que estava ciente das intenções de seu amigo Dylann Roof e de ter mentido a agentes do FBI

Um amigo do jovem americano acusado de matar nove negros em uma igreja de Charleston em junho passado foi preso por mentir às autoridades sobre seu conhecimento do crime, informou o Departamento de Justiça.

Joseph Carlton Meek, de 21 anos, é acusado de ter ocultado que estava ciente das intenções de seu amigo Dylann Roof e de ter mentido a agentes do FBI que investigavam o massacre ocorrido no dia 17 de junho em Charleston, Carolina do Sul (sudeste dos Estados Unidos), indicou o comunicado do departamento.

Meek, que depois do crime deu entrevistas a meios de comunicação locais nas quais disse desconhecer as verdadeiras intenções de seu amigo, se declarou inocente nesta sexta-feira, um dia após ter sido preso em Red Bank, Carolina do Sul.

Roof, de 21 anos, é acusado de ter matado nove paroquianos que estavam na igreja emblemática da comunidade negra, a Emanuel African Methodist Episcopal Church (AME) de Charleston, no que constitui o pior massacre racista da história recente dos Estados Unidos.

Meek, que havia dito que costumava abrigar Roof em seu trailer, escondeu que sabia dos fatos e prestou “declarações falsas, fictícias e fraudulentas” aos investigadores, segundo documentos judiciais.

Se for considerado culpado, Meek pode enfrentar até 3 anos de prisão por ter ocultado informação e outros 5 anos por mentir às autoridades.

Procuradores da Carolina do Sul declararam que pedirão a pena capital contra Dylann Roof, que está sendo processado em nível estatal e federal.

Roof se declarou inocente perante um tribunal federal em julho de nove assassinatos, três tentativas de assassinato e crime racista em virtude da lei sobre os crimes motivados pelo ódio em função da raça ou da religião.

O julgamento federal está previsto para julho de 2016.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s