Apoiadores on-line do EI incluem 300 americanos, diz estudo

Apoiadores on-line ativos do grupo Estado Islâmico têm no momento cerca de 300 pessoas identificadas como norte-americanas, disse um estudo de especialistas

Washington – Apoiadores on-line ativos do grupo Estado Islâmico, sediado na Síria, têm no momento cerca de 300 pessoas identificadas como norte-americanas, disse um estudo de especialistas acadêmicos publicados nesta terça-feira.

O Programa em Extremismo da Universidade George Washington afirmou que o número de outros norte-americanos que “consomem” passivamente a propaganda do Estado Islâmico chega a “alguns milhares”, apesar de não serem necessariamente simpatizantes ativos do grupo.

O Twitter é a “plataforma de escolha” mais usada pelo núcleo ativo dos apoiadores norte-americanos do Estado Islâmico, segundo a pesquisa.

Ativistas e simpatizantes do Estado Islâmico também usam outras redes sociais, que vão de fóruns abertos como Facebook, Google+ e Tumblr às plataformas de mensagens mais secretas, incluindo KIk, Telegram, surespot e dark web, apontou o estudo.

Os apoiadores on-line norte-americanos do Estado Islâmico são suficientemente ativos e ruidosos para terem se estabelecido como “nós”, ou vozes de liderança promovendo os temas do grupo, enquanto outros servem como “amplificadores” que fazem o material dos ativistas mais proeminentes circular.

O estudo disse que os ativistas norte-americanos do Estado Islâmico ajudaram a produzir uma “inovação única” na troca militante de mensagens.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s