Após chegada do zika à Europa, Putin pede mais precaução

Ele disse que a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova, deve "prestar atenção" à epidemia e começar a imediata elaboração de medicamentos contra o vírus

Moscou – O presidente russo, Vladimir Putin, pediu nesta quarta-feira um aumento da precaução perante a propagação do vírus do zika, transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti e que chegou à Europa.

“Os mosquitos, claro, não podem atravessar o oceano, mas as pessoas infectadas podem. Este vírus já chegou à Europa”, afirmou Putin em uma reunião do governo, citado pela imprensa local.

Ele disse que a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova, deve “prestar atenção” à epidemia e começar a imediata elaboração de medicamentos contra o vírus.

Conforme recomendou, é preciso agir com rapidez caso algum caso seja detectado no país e, por isso, é necessário redobrar a atenção no transporte aéreo.

Hoje, autoridades de saúde da Dinamarca confirmaram o primeiro caso de pessoa infectada com zika. Trata-se de um jovem que contraiu a doença durante uma viagem pela América Latina.

De acordo com a ministra Veronika, a situação está controlada na Rússia e nenhum caso foi detectado até o momento.

“Se uma pessoa vai a um país que tem o zika, o primeiro que precisa fazer é evitar a picada do mosquito cobrindo a pele e passando repelente”, disse.

Segundo ela, empresas de turismo e companhias aéreas são obrigadas a advertir os clientes do risco que correm indo para os países que tem o vírus.

Atualmente, o zika está presente em 22 países do continente americano. O vírus, que apareceu pela primeira vez em Uganda, está sendo vinculado a casos de bebês com microcefalia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s