Argentina tem seu 1º caso confirmado de zika

A mulher, de 23 anos, tinha retornado já sem sintomas a Buenos Aires, onde vive, mas se submeteu a exames por causa da febre que tinha sentido na Colômbia

Buenos Aires – Os serviços médicos da Argentina confirmaram o primeiro caso de zika no país, correspondente a uma mulher colombiana que tinha viajado recentemente a sua terra natal e o contraiu lá, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes médicas.

A mulher, de 23 anos, tinha retornado já sem sintomas a Buenos Aires, onde vive, mas se submeteu a exames por causa da febre que tinha sentido na Colômbia, segundo detalhou à Efe o médico Eduardo López, membro do comitê de crise argentino para o vírus da dengue e do zika.

Após ser descartado que se tratasse de dengue ou chicungunha, os resultados para zika deram positivos.

Trata-se do primeiro caso diagnosticado na Argentina desta doença, que na “Colômbia é uma verdadeira epidemia”, pois até a primeira semana de janeiro foram registrados 13.531 casos de pessoas infectadas com o zika, número superado na América Latina só pelo Brasil, disse López.

O especialista insistiu em que se trata de um “caso importado” e em que “não há surto nem há circulação” do vírus na Argentina, embora também seja preciso “extremar todas as medidas” perante o avanço da doença no continente”.

Além disso, outro possível contágio de zika que foi averiguado em Rosario, na província de Santa Fé, já foi descartado, informaram as fontes.

Tanto a dengue como o zika e a chicungunha são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

O vírus do zika costuma gerar febre leve, brotoejas, conjuntivite e dores musculares, além de aumentar o risco de más-formações congênitas em grávidas que contraiam a infecção durante o primeiro ou segundo trimestre de gestação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s