Trump: hora de falar de economia?

Depois de três dias de ataques a Hillary Clinton e distrações como o plágio no discurso feito por Melania Trump, a convenção republicana chega hoje a seu ápice. O empresário Donald Trump sobe ao palco para aceitar a indicação do partido como candidato à Casa Branca e para fazer seu tão esperado discurso. Será também a hora, enfim, de ouvirmos algumas propostas econômicas. Ou não…

A falta de ideias econômicas até aqui na convenção diz muito sobre a candidatura de Trump. Ele não se tornou o candidato mais improvável da história republicana apelando para a racionalidade dos eleitores. Até porque, após enfrentar uma crise financeira dura em seus primeiros anos, o democrata Barack Obama vai entregar o país com previsão de avanço de 2,2% este ano, ante 1,8% nas economias avançadas, segundo o FMI. O desemprego, de 5,5%, é metade do de 2010, e 3 pontos mais baixo que na Europa.

Se é que Trump vai falar de economia, deve pregar para os convertidos. Um estudo recente da consultoria McKinsey revela que a estagnação de renda da classe média é o maior motivo de insatisfação nas economias maduras. É a faixa de renda composta pelos trabalhadores fabris, que ficou para trás na globalização. São eles, justamente, os maiores apoiadores de Trump, do Brexit no Reino Unido, e da francesa Marine Le Pen, líder da extrema direita no país.

Para eles, Trump tem um pacote que inclui ataques à globalização e a promessa de criar mais empregos que qualquer outro presidente. Junto com a desorganização dos republicanos e os ataques às minorias, isso foi suficiente para lhe garantir a nomeação. Ganhar a eleição, porém, são outros quinhentos. As últimas pesquisas dão pouco mais de 30% de chances de vitória para o topetudo. Talvez um pouco de racionalidade ajude. Se é que ela existe.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s