Assad culpa Ocidente por crise de refugiados

Países que incluem os Estados Unidos, Turquia e Arábia Saudita querem a saída do presidente do poder e tem apoiado a oposição durante a guerra civil

Beirute – O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, culpou o apoio ocidental a “terroristas” pela crise de refugiados na Europa, à medida que pessoas fogem da guerra civil síria em direção à União Europeia.

Eu seu primeiro comentário público sobre a migração em massa, transmitido nesta quarta-feira, Assad disse que a Europa pode esperar por mais refugiados.

Países que incluem os Estados Unidos, Turquia e Arábia Saudita querem a saída de Assad do poder e tem apoiado a oposição durante a guerra civil que já dura quatro anos, além de apoiarem alguns dos grupos oposicionistas armados.

Assad disse que o apoio turco foi crucial para o crescimento de dois dos maiores grupos insurgentes na Síria, o Estado Islâmico e a Frente Nusra, ligada à Al Qaeda. O presidente também disse que bombardeios aéreos da aliança liderada pelos EUA falhou em conter o Estado Islâmico. A Turquia nega a acusação.

O presidente sírio negou acusações ocidentais de que as ações de seu governo na guerra aumentaram a disseminação de tais grupos.

“Enquanto seguirem esta propaganda, eles serão mais refugiados”, disse Assad em entrevista à mídia russa. “Se você está preocupado com eles, pare de apoiar terroristas”.

O governo sírio descreve todos os grupos armados no conflito como terroristas. Os insurgentes na Síria variam de extremistas islâmicos, com o Estado Islâmico, a nacionalistas, visto como moderados pelo ocidente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s