Assentamentos de Israel são “atos provocativos”, diz ONU

Ban Ki-moon criticou as atividades de assentamento de Israel como "atos provocativos" que levantam questões sobre o compromisso com a solução de dois Estados

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criticou nesta terça-feira as atividades de assentamento de Israel como “atos provocativos” que levantam questões sobre o compromisso do país com a solução de dois Estados em meio à crescente frustração palestina ao longo de quase 50 anos de ocupação.

Os palestinos querem um Estado independente na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental, áreas capturadas por Israel em uma guerra em 1967. A última rodada de conversas de paz ocorreu em abril de 2014 e a violência entre israelenses e palestinos ressurgiu nos últimos meses.

Israel confirmou na quinta-feira que vai se apropriar de uma extensa área fértil na Cisjordânia ocupada. A terra é próxima à Jordânia, em uma área onde Israel já possui diversos assentamentos em terrenos onde palestinos buscam um Estado.

Ban disse que estava “profundamente incomodado” com relatos de que o governo de Israel aprovou planos para mais de 150 novas casas em “assentamentos ilegais na Cisjordânia ocupada”.

“Estes atos provocativos aumentam o crescimento das populações assentadas, aumentam as tensões e minam quaisquer perspectivas para uma rota política à frente”, disse Ban durante encontro do Conselho de Segurança da ONU no Oriente Médio.

“Atividades contínuas de assentamento são uma afronta ao povo palestino e à comunidade internacional”, disse. “Elas aumentam de forma correta questões fundamentais sobre o compromisso de Israel com a solução de dois Estados”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou os comentários de Ban, dizendo que somente “reforçam o terrorismo”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s