Ativista canadense da causa inuit vence Nobel alternativo

Também foram premiados a ugandesa Kasha Jacqueline Nabagesera, militante da causa LGBT, e o médico italiano Gino Strada, fundador da ONG Emergency

A canadense Sheila Watt-Cloutier, porta-voz da causa dos inuits, os povos esquimós que vivem no Ártico, foi anunciada como uma das vencedoras do prêmio Right Livelihood, mais conhecido como o Prêmio Nobel Alternativo, concedido a cada ano por uma fundação sueca privada.

Sheila Watt-Cloutier foi premiada por seu “trabalho perpétuo de proteção dos inuits do Ártico e, em particular, de seu direito a conservar o que constitui seus meios de subsistência e cultura, gravemente ameaçados pelo aquecimento global”, anunciou a fundação.

Também foram premiados a ugandesa Kasha Jacqueline Nabagesera, militante da causa LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero), e o médico italiano Gino Strada, fundador da ONG Emergency, criada em 1994 para ajudar as vítimas da guerra e da pobreza.

Os três premiados devem compartilhar o valor de três milhões de coroas, quase 350.000 dólares.

O chefe da diplomacia das Ilhas Marshall, Tony de Brum, e a população insular receberam o Prêmio Honorário Right Livelihood por sua defesa do Tratado de Não Proliferação das armas nucleares.

O Nobel Alternativo foi criado para “honrar e apoiar os que oferecem respostas práticas e exemplares aos desafios mais urgentes” que a humanidade enfrenta atualmente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s