Austrália declara 50 km² como área protegida indígena

Com área quase do tamanho da Costa Rica, a comunidade Anangu - proprietários tradicionais da área - poderá receber recursos para proteger lugares sagrados

As autoridades australianas declararam hoje (1º) como Área Protegida Indígena uma superfície de 50 mil quilômetros quadrados perto de Uluru, local sagrado para os índios.

Com a medida, que abrange uma superfície quase do tamanho da Costa Rica, a comunidade Anangu – proprietários tradicionais da área – poderá receber recursos governamentais para proteger lugares sagrados, plantas e animais autóctones em volta do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, segundo a agência local AAP.

Para o Conselho Central de Terras, um dos organismos reguladores da comunidade indígena, a decisão vai ajudar o povo Anangu a reforçar os laços com suas práticas culturais tradicionais.

“Queremos ensinar aos mais jovens como cuidar do local de forma correta e segura. Que conheçam o local e vejam todas as fontes de água e lugares importantes”, disse Janie Miama, uma das proprietárias tradicionais, à AAP.

A Austrália tem 51 Áreas Protegidas Indígenas que cobrem 36 milhões de hectares (360 mil km²), equivalente a mais do que o território da Alemanha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s