Autoridades resgatam 150 imigrantes que tentavam ir aos EUA

Pelo menos 150 imigrantes ilegais foram resgatados pelas autoridades mexicanas enquanto estavam em um veículo

México – Pelo menos 150 imigrantes ilegais, entre eles 25 menores, foram resgatados pelas autoridades mexicanas enquanto estavam em um veículo que os transportava em “condições de aglomeração e com sintomas de desidratação”, informaram fontes oficiais.

O Instituto Nacional de Migração (INM) indicou em comunicado que o grupo foi encontrado durante uma revista migratória realizada na estrada que conecta Manzanillo e Ciudade Mier, no estado de Zacatecas.

O grupo, integrado por 110 guatemaltecos, 27 salvadorenhos, 10 hondurenhos, dois dominicanos e um equatoriano, era levado na caixa de refrigeração de um trailer rumo a Monterrey, capital do nortista estado de Nuevo León, por quatro supostos traficantes.

“Estavam há mais de 14 horas no contêiner do trailer desde que iniciaram seu trajeto no estado de Puebla” sem receber água e nem alimentação, por isso que estavam desidratados e alguns deles a ponto de perder o conhecimento”, detalhou o organismo.

Os imigrantes ilegais disseram que haviam entrado em contato com os traficantes desde seus países de origem, que cobraram antecipadamente de 30 mil a 50 mil pesos mexicanos (entre US$ 1.756 e US$ 2.927) por pessoa para transportá-las aos Estados Unidos.

Todos foram atendidos pelos serviços de saúde de Zacatecas e a Cruz Vermelha do México e depois transferidos às instalações migratórias, onde receberam alimento, água, atendimento médico e assistência consular, apontou o INM.

No entanto, os quatro detidos, todos de nacionalidade mexicana, foram entregues ao Ministério Público para ser processados pelo crime de tráfico de estrangeiros, acrescentou.

Cada ano milhares de imigrantes ilegais centro-americanos tentam atravessar aos Estados Unidos na busca de melhores oportunidades de vida, mas durante sua travessia pelo México enfrentam o risco de cair em mãos do crime organizado ou de autoridades corruptas. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s