Autoridades turcas assumem controle do maior jornal do país

Essa atitude é um aprofundamento da repressão a apoiadores do clérigo Fethullah Gulen, inimigo influente do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Istambul – Autoridades da Turquia assumiram o controle do maior jornal do país nesta sexta-feira, relatou a mídia estatal, um aprofundamento da repressão a apoiadores do clérigo Fethullah Gulen, que mora nos Estados Unidos e é um inimigo influente do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Administradores foram indicados para gerenciar o jornal Zaman a pedido de um promotor de Istambul, informou a agência estatal de notícias Anadolu. Nenhuma autoridade estava disponível de imediato para comentar os relatos.

Não ficou claro como as publicações ligadas ao jornal, incluindo a versão em inglês Today’s Zaman, serão afetadas.

A medida contra o Zaman ocorreu horas depois de a polícia deter empresários proeminentes por causa de alegações de financiamento do que promotores descreveram como um “grupo terrorista gulenista”, relatou a Anadolu.

Erdogan acusa Gulen de conspirar para derrubar o governo criando uma rede de apoiadores no Judiciário, na polícia e na mídia.

Gulen nega as acusações. Os dois eram aliados até que policiais e promotores vistos como simpáticos a Gulen iniciaram uma investigação de corrupção do círculo íntimo de Erdogan em 2013.

“Isto significa na prática o fim da liberdade da mídia na Turquia. A mídia sempre esteve sob pressão, mas nunca foi tão escancarado”, afirmou Sevgi Akarcesme, editor-chefe do Today’s Zaman, à Reuters.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s