Avião desaparece no Nepal com 23 a bordo

As operações de busca e resgate iniciadas pelo exército são difíceis devido ao mau tempo, indicou um porta-voz militar

Um avião de passageiros desapareceu em uma região montanhosa do Nepal nesta quarta-feira com 23 pessoas a bordo, entre elas um chinês e um kuwaitiano, anunciou a companhia aérea Tara Air.

As operações de busca e resgate iniciadas pelo exército são difíceis devido ao mau tempo, indicou um porta-voz militar.

“Mobilizamos nossas equipes de socorro, mas o tempo não está claro”, disse o porta-voz militar Tara Bahadur Karki.

“Os destroços do avião, completamente queimados, foram encontrados em Solighopte, no distrito de Myagdi”, declarou à AFP o ministro nepalês de Aviação, Aananda Prasad Pokharel. Os corpos estão visíveis nos arredores, acrescentou.

A companhia aérea anunciou que 23 pessoas estavam a bordo, e não 21, como havia informado antes.

“Foi perdido o contato com um avião que decolou de Pokhara rumo a Jomsom nesta manhã”, havia declarado pouco antes à AFP Bhim Baj Rai, porta-voz da companhia aérea.

A aeronave, um Twin Otter, transportava 18 passageiros, entre eles dois estrangeiros, um chinês e um kuwaitiano, e três membros da tripulação, afirmou mais cedo o porta-voz.

A Tara Air informou sobre a decolagem de helicópteros de resgate para buscar um avião que perdeu o contato com a torre de controle oito minutos depois de decolar da cidade de Pokhara (oeste) na manhã desta quarta-feira.

Jomsom é um popular destino de montanhismo no Himalaia, situado a 20 minutos de voo de Pokhara, 225 km a oeste de Katmandu.

O Nepal, que ainda se recupera de um devastador terremoto em abril, registrou nos últimos anos uma série de catástrofes aéreas, que afetaram a indústria turística.

Muitos atribuem as tragédias à falta de experiência dos pilotos, à má gestão ou à manutenção inadequada das aeronaves.

O setor da aviação do Nepal é alvo das críticas das autoridades internacionais e, em 2013, a União Europeia proibiu as companhias aéreas nepalesas de voar ao seu território.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s