Ban Ki-moon discute Oriente Médio com Conselho de Segurança

O secretário-geral da ONU pediu para falar urgentemente com Conselho de Segurança por videoconferência, da cidade palestiniana de Ramallah, na Cisjordânia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, vai dar informações hoje (21) ao Conselho de Segurança da instituição sobre sua viagem ao Oriente Médio, para tentar acabar com semanas de violência, disseram diplomatas.

Ban Ki-moon pediu para falar urgentemente com os membros do Conselho de Segurança por videoconferência, da cidade palestiniana de Ramallah, na Cisjordânia. A reunião de emergência será a portas fechadas.

O secretário niciou nessa terça-feira (20) visita-surpresa a Israel e aos territórios palestinos, após quase três semanas de confrontos violentos. Ele se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e deve se encontrar hoje com o líder palestino, Mahmud Abbas.

Mais de 40 palestinos, incluindo supostos agressores, foram mortos na onda de violência que começou no início de outubro. Oito israelenses morreram em ataques.

Ban Ki-moon pediu novas negociações, depois de o processo de paz ter ficado congelado no ano passado, após o colapso de uma iniciativa norte-americana.

“Devemos, pelo futuro dos nossos filhos, sair desse perigoso abismo, salvaguardar a solução de dois Estados e levar as pessoas de volta para a estrada da paz”, disse o secretário.

A reunião de emergência com o Conselho de Segurança ocorre na véspera de um debate, em nível ministerial, na ONU, sobre o Oriente Médio.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também tem encontro previsto com o chefe do governo israelense esta semana, na Alemanha, e outro, em local não divulgado, com o líder palestino.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s