Ban Ki-moon pede restabelecimento da trégua na Síria

Em um comunicado, o dirigente exortou os Estados Unidos e a Rússia a "dobrar esforços para voltar ao cessar das hostilidades"

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou nesta segunda-feira seu desejo de que o cessar-fogo na Síria, pactuado no entorno de Latakia (noroeste) seja estendido em caráter de urgência à cidade de Aleppo (norte).

Em um comunicado, o dirigente exortou os Estados Unidos e a Rússia a “dobrar esforços para voltar ao cessar das hostilidades”, que entrou em vigor em 27 de fevereiro, mas que se encontra em risco nos últimos dias.

Ban se declarou “profundamente preocupado pela perigosa escalada de combates em Aleppo e seus arredores, e pelo sofrimento intolerável” que provoca entre a população.

O chefe da diplomacia internacional fez alusão ao relançamento do cessar das hostilidades em Damasco e Latakia, e pediu para estendê-lo à cidade de Aleppo em caráter de urgência.

“O fracasso do cessar das hostilidades só trará mais violência, morte e destruição, além de distanciar a busca de uma solução negociada para esta guerra brutal”, indicou.

O secretário de Estado americano, John Kerry, fez uma visita relâmpago a Genebra nesta segunda-feira para tentar salvar a trégua na Síria, enquanto o enviado especial da ONU para este país, Staffan de Mistura, se reunirá com o mesmo objetivo nesta terça-feira, em Moscou, com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s