Barack Obama desembarca na China para participar do G20

Os presidentes dos EUA e China tratarão de aspectos mais "positivos" das relações bilaterais

Hangzhou (China) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste sábado em Hangzhou, na China, onde inicia sua 11ª e última viagem de seu mandato à Ásia, onde se espera que reafirme a mudança que este continente que deu a política externa americana sob sua presidência.

O avião de Obama aterrissou por volta das 14h25 (hora local) no Aeroporto Internacional de Hangzhou (capital da Província de Zhejiang), cidade que sediará a cúpula do G20, domingo e segunda-feira.

Hoje, na véspera do encontro internacional, Obama começará sua agenda asiática com uma longa reunião com o presidente da China, Xi Jinping, anfitrião da primeira cúpula do G20 que será sediada pela segunda economia mundial.

Os presidentes tratarão de aspectos mais “positivos” das relações bilaterais, adiantou o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, e é aguardado que ambos possam anunciar a ratificação do pacto alcançado na cúpula do clima de Paris (COP21), em dezembro do ano passado.

A Assembleia Nacional Popular, o Parlamento chinês, já ratificou hoje o acordo ao término de sua sessão bimestral.

Além disso, eles já preveniram que não evitarão abordar questões que tenham diferenças: as disputas territoriais no mar da China Meridional, as divergentes estratégias para abordar a ameaça nuclear norte-coreana e a situação dos direitos humanos na China.

Após sua reunião hoje com Xi e outros possíveis encontros bilaterais, a Casa Branca confirmou que Obama se reunirá no domingo, antes que comece a cúpula, com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Barack Obama vai encerrar sua participação no G20 com uma entrevista coletiva na segunda-feira, antes de seguir para Laos, se tornando no primeiro presidente americano que visita esse país. EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s