Bayer e Monsanto; Obama no Vietnã…

226 bilhões pela Monsanto

O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer divulgou nesta segunda uma oferta pela fabricante de biotecnologia agrícola Monsanto de 55,2 bilhões de euros (cerca de 226 bilhões de reais). A oferta é 30% maior do que o valor de mercado da companhia, 42 bilhões na semana passada. As empresas já haviam confirmado o negócio anteriormente, mas a Bayer decidiu tornar os números públicos depois de especulações que rondavam o mercado. Por esse valor, os alemães querem adquirir 100% das ações da Monsanto, que é referência na área em sementes geneticamente modificadas. Se concretizada, a fusão vai criar uma companhia com faturamento estimado em 67 bilhões de dólares.

Obama no Vietnã

Em visita ao Vietnã, Barack Obama confirmou o fim do embargo de 50 anos para a venda de equipamento militar ao país. Quatro décadas após o fim da guerra, Estados Unidos e Vietnã são hoje grandes aliados comerciais — os americanos são os principais compradores das exportações vietnamitas. Especula-se que o encerramento do embargo para o comércio de armas tem relação com a preocupação comum dos dois países quanto aos avanços marítimos chineses. Obama é o terceiro presidente dos Estados Unidos a visitar o Vietnã desde que os laços entre as duas nações foram restabelecidos em 1995.

Obama em Hiroshima

O Vietnã é apenas a primeira parada da passagem do mandatário americano pela Ásia. Antes de participar da reunião do G7 em Ise-Shima, Barack Obama fará uma histórica visita a Hiroshima na próxima sexta. Embora seja vista como um gesto de reconciliação, a visita causa polêmica nos Estados Unidos e também entre os asiáticos. Um grupo representando sul-coreanos que sobreviveram à bomba endereçou uma carta a Obama pedindo ao líder que preste seus sentimentos em um monumento destinado a eles no Memorial da Paz de Hiroshima. Milhares de sul-coreanos foram expostos aos efeitos nucleares em Nagasaki por terem sido obrigados pelos japoneses a prestar serviço militar ou trabalhar na região.

Empate técnico nos EUA 

Uma pesquisa de intenções de voto organizada pelo Wall Street Journal e pela rede de televisão NBC mostra a democrata Hillary Clinton apenas três pontos à frente do republicano Donald Trump na corrida presidencial. O resultado configura empate técnico por estar dentro da margem de erro de três pontos percentuais. Enquanto isso, entre os democratas, Bernie Sanders disse a emissoras de TV que os americanos não terão de escolher entre “o menos pior” e que não pretende desistir da luta contra Hillary nas primárias democratas — ainda que ela já tenha se declarado candidata virtual.

O papa e o islã

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira o líder islâmico Ahmed al-Tayeb, chefe da Mesquita de al-Azhar, principal instituição sunita do mundo. O encontro acontece cinco anos depois de os líderes do islã decidirem cortar relações com o Vaticano. Em 2011, o rompimento veio depois de o antigo pontífice, Bento 16, ter dito existir “uma estratégia de violência que coloca os cristãos como alvo”, declaração considerada ofensiva pelos islâmicos. Embora não signifique o fim da ruptura, Francisco teria apontado na conversa desta tarde a importância de as duas maiores religiões do mundo mostrarem compromisso comum pela paz.

Bilionário investe em jornais 

Dona dos jornais Los Angeles Times e Chicago Tribune, a Tribune Publishing divulgou nesta segunda-feira que o bilionário Patrick Soon-Shiong investiu 70,5 milhões de dólares na empresa, tornando-se seu segundo maior acionista (com 12,9% das ações). Nascido na África do Sul, Soon-Shiong é cirurgião, um dos donos do time de basquete Los Angeles Lakers e fundador de duas companhias farmacêuticas. À frente da NantKWest, empresa de biotecnologia, ele é um dos CEOs mais bem pagos da América.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s