Bolívia investiga cidadãos do país citados nos Panama Papers

Nos próximos dias viajarão para o Panamá dois representantes do Ministério Público para solicitar dados sobre o possível envolvimento de bolivianos

La Paz – Uma comissão de promotores da Bolívia começou a investigar pessoas ou empresas do país citados nos Panama Papers que podem estar envolvidos em crimes de enriquecimento ilícito, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

O procurador-geral do Estado, Ramiro Guerrero, citado pela agência estatal “ABI”, anunciou que, nos próximos dias, viajarão para o Panamá dois representantes do Ministério Público para solicitar dados sobre o possível envolvimento de cidadãos do país.

“Pedimos um relatório especial do caso boliviano no Panamá”, indicou Guerrero.

O governo da Bolívia solicitou oficialmente no dia 5 de abril ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em inglês) informações sobre bolivianos que aparecessem nos documentos vazados, mas, por enquanto, não obteve resposta.

A ministra de Transparência da Bolívia, Lenny Valdivia, disse que o governo quer determinar se os fatos revelados pelos Panama Papers resultaram no descumprimento de leis do país.

As informações preliminares reveladas pelo ICIJ afirma que 95 companhias, 18 clientes, oito beneficiados e 35 acionistas correspondem à Bolívia, de acordo com a imprensa local.

Os Panama Papers constituem até o momento o maior vazamento jornalístico da história, com 11,5 milhões de documentos do escritório de advogados panamenho Mossack Fonseca sobre a gestão de patrimônios de personalidades de todo o mundo em paraísos fiscais. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s