Brexit assume vantagem nas pesquisas e derruba libra

Há apenas duas semanas, a vantagem da permanência na UE era de 55% a 45%

Os britânicos partidários da saída da União Europeia (UE) no referendo de 23 de junho aparecem na liderança das pesquisas pela primeira vez em um mês, o que provocou a queda da cotação da libra esterlina.

De acordo com a média das pesquisas, elaborada pelo instituto de opinião What UK Thinks, os partidários da saída do bloco, mais conhecida como Brexit, lideram por 51% a 49%, sem levar em consideração os indecisos, que segundo a maioria das pesquisas superam 10%.

Há apenas duas semanas, a vantagem da permanência na UE era de 55% a 45%.

Uma das pesquisas incluída no estudo, do instituto YouGov, mostra os partidários da saída com 45% das intenções de voto, contra 41% dos partidários da permanência e 11% de indecisos.

O avanço dos partidários do Brexit coincide com o protagonismo da imigração na campanha eleitoral, consequência do forte aumento da chegada de imigrantes, apesar da promessa do governo conservador de David Cameron de conter o fluxo.

Logo após a divulgação das pesquisas, a libra passou a operar em queda, a 1,4353 dólar, o menor nível em três semanas, e a 78,61 pence por euro.

“As pesquisas continuam sendo um motor da moeda, que este mês enfrenta um elevado nível de incerteza”, afirmou a analista Ana Thaker, da PhillipCapital UK, que prevê flutuações “ainda mais acentuadas” com a aproximação do referendo.

Campanha cada vez mais violenta

A campanha adquiriu nos últimos dias um tom mais violento, como demonstram as acusações do ex-primeiro-ministro John Major aos conservadores que desafiaram Cameron e pedem a saída da UE, como o ex-prefeito de Londres e deputado Boris Johnson ou o atual ministro da Justiça, Michael Gove.

Major disse à BBC que os colegas mencionados falam coisas que “sabem que são falsas”, como a de que o Brexit não teria um impacto econômico.

“É uma campanha desonesta. Estou irritado com o modo como estão enganando os britânicos”, afirmou.

Major, que foi chefe de Governo de 1990 a 1997, condenou em particular a ideia de limitar a chegada de imigrantes europeus, algo que segundo ele “beira o miserável”.

Sindicatos pedem voto a favor da UE

Os líderes dos dez principais sindicatos britânicos pediram aos seus 6 milhões de membros que votem a favor da permanência do país na União Europeia no referendo de 23 de junho.

Em uma carta publicada no jornal The Guardian, os líderes consideraram que “os benefícios sociais e culturais de permanecer na UE superam as vantagens de sair”.

Entre os signatários estão Len McCluskey, secretário-geral do Unite (multissetorial); Dave Prentis, da Unison (funcionalismo público); Tim Roache, GMB (multissetorial); Manuel Cortes, de TSSA (Transportes); John Smith, do Sindicato dos Músicos; Dave Ward, do CWU (Comunicações e Correios); Matt Wrack, FBU (bombeiros); John Hannet, do USDAW (comércio); Gerry Robinson, BECTU (TV, filmes, shows), e Roy Rickhuss, Community (multissetorial).

Os signatários dizem que a cooperação entre os sindicatos europeus permitiu a inclusão na legislação europeia de direitos valiosos para os trabalhadores, como a “licença maternidade e paternidade, igualdade de tratamento aos trabalhadores de tempo integral, parcial e terceirizados, assim como o direito a férias remuneradas”.

“Se o Reino Unido sair da UE, não temos dúvidas de que tais proteções sofreriam uma grande ameaça”, afirmaram os sindicatos, que acreditam que o governo conservador tentaria eliminar ou reduzir tais direitos após o rompimento com o bloco.

“A decisão que os britânicos são chamados a tomar em 23 de junho não deve ser tomada de ânimo leve, e pedimos a nossos membros que votem a favor da permanência”, conclui a carta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s