Cameron provoca polêmica ao chamar imigrantes de “bando”

Premiê britânico falou de um "bando" ao se referir aos milhares de refugiados e imigrantes acampados em condições precárias no norte da França

Pela segunda vez em um curto espaço de tempo, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, gerou polêmica nesta terça-feira ao se referir depreciativamente aos imigrantes durante um debate parlamentar.

Cameron falou de um “bando” ao se referir aos milhares de refugiados e imigrantes acampados em condições precárias no norte da França, na esperança de entrar no Reino Unido.

O primeiro-ministro usou o termo “bunch”, que em inglês é usado como um substituto para “grupo” quando se trata de pessoas indesejáveis, como ladrões, por exemplo.

Recentemente, o líder trabalhista Jeremy Corbyn visitou os refugiados em Calais, e foi a este respeito que Cameron disse: “se reuniu com um bando de imigrantes em Calais e disse-lhes que todos poderiam vir ao Reino Unido”.

O primeiro-ministro também acusou Corbyn de querer se encontrar com os argentinos “para devolver as Malvinas”, em alusão à proposta do trabalhista de negociar com Buenos Aires.

Em julho, Cameron já havia sido criticado por referir-se aos refugiados como uma “praga”.

“Declarações que dividem e que não são próprias de um chefe de Estado”, censurou a deputada trabalhista Yvette Cooper.

“Uma das lições do Holocausto”, afirmou Jonathan Freedland, colunista do The Guardian, “é que é muito fácil desumanizar outras pessoas, transformá-las de seres humanos com vidas, esperanças e necessidades, em um problema a ser repelido”.

Os refugiados em Calais e no norte da França “fugiram de horrores indizíveis”, lembrou no Twitter outro deputado trabalhista, Imran Hussein.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s