Canadá promete acolher 25 mil refugiados sírios até janeiro

Para atingir esse objetivo em curto espaço de tempo, vários ministérios foram mobilizados e é "necessário ter parcerias com as províncias e os municípios"

O Canadá vai acolher 25 mil refugiados sírios até 1º de janeiro, disse nessa quinta-feira (5) o primeiro-ministro, Justin Trudeau, reafirmando promessa eleitoral.

“O objetivo continua a ser o de ter 25 mil refugiados sírios antes de 1º de janeiro”, disse Trudeau à Rádio Canadá, na primeira entrevista depois de tomar posse, na quarta-feira.

Para atingir esse objetivo em curto espaço de tempo, vários ministérios foram mobilizados e é “necessário ter parcerias com as províncias e os municípios. Os canadenses querem uma ação responsável e refletida” e eles “escolheram dar um mandato de abertura e de responsabilidade” para que o país “se comprometa de forma sólida no panorama internacional”, afirmou o primeiro-ministro.

Para Trudeau, o acolhimento de 25 mil refugiados não é o mais difícil, é preciso “dar perspectivas de sucesso às famílias”, de forma a beneficiar a comunidade e o país.

Além disso, ele lembrou que o ministro da Defesa, Harjit Sajjan, trabalha para acabar com ataques aéreos das forças canadenses, no quadro da coligação internacional contra o grupo Estado Islâmico.

A retirada dos caças canadenses será feita rapidamente, de forma “responsável e respeitosa” para os aliados do Canadá, afirmou.

Sajjan vai analisar as diferentes opções para garantir que a promessa de parar os ataques contra o Estado Islâmico seja cumprida.

Os aliados “compreendem bem que este governo foi eleito com um mandato muito claro de terminar esses ataques”, acrescentou o primeiro-ministro, garantindo que o Canadá continua “comprometido com a luta contra o Estado Islâmico”.

Além do acolhimento de refugiados, o Canadá vai garantir ajuda humanitária na área e concentrar as “Forças Armadas no papel de formação em vez de combate”, disse Trudeau.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s