Cardeal francês pede perdão às vítimas de padres pedófilos

Citando o papa Francisco, o cardeal Barbarin disse ser "sua obrigação assumir todo o mal cometido por alguns padres e pedir pessoalmente perdão"

O cardeal francês Philippe Barbarin, suspeito de encobrir casos de pedofilia, pediu “perdão pessoalmente” às ​​vítimas dos padres incriminados durante uma missa na quarta-feira à noite, de acordo com a diocese de Lyon (centro-leste), cidade da qual é arcebispo.

Citando o papa Francisco, o cardeal Barbarin disse ser “sua obrigação assumir todo o mal cometido por alguns padres e pedir pessoalmente perdão pelos danos que causaram abusando sexualmente de crianças”, de acordo com seus comentários informados no site da diocese.

“Cada um é chamado a fazer um exame de consciência frente a essa tormenta e eu agradeço aqueles que me ajudaram a fazer a minha”, acrescentou.

O cardeal Barbarin se viu envolvido nas últimas semanas em um escândalo de abusos sexuais cometidos contra jovens escoteiros entre 1986 e 1991 por um padre da região de Lyon, Bernard Preynat.

Este último, que continuou em atividade até agosto de 2015, foi indiciado em 27 de janeiro, depois de admitir os fatos. Suas vítimas denunciaram várias autoridades da diocese, incluindo Barbarin, por não terem agido contra tais crimes.

Após o caso vir à tona na imprensa, uma vítima do sexo masculino de um outro padre no início dos anos 90 queixou-se contra o arcebispo de Lyon, acusando-o de não ter agido quando ele foi informado do seu caso em 2009.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s