Cartas de amor de sobrevivente do Holocausto inspiram filme

Troca de centenas de cartas entre sobreviventes do Holocausto é contada pelo filho do casal em filme

Frankfurt – Diagnosticado com uma doença pulmonar e uma estimativa de vida de seis meses, o húngaro Miklos Gardos, um sobrevivente do Holocausto, estava determinado a encontrar o amor no pouco tempo de vida que os médicos lhe deram.

Levado de um campo de concentração nazista a um hospital sueco em 1945, Gardos escreveu cartas a 117 húngaras de hospitais de todo o país nórdico, afirmando tê-las conhecido em sua terra natal.

Agora a história de como ele encontrou a mulher de seus sonhos, outra sobrevivente de um campo, enviando as cartas a estranhas é contada em um filme feito por seu filho e diretor de cinema.

“Quando meu pai morreu, minha mãe me entregou duas pilhas de cartas atadas com um laço azul e escarlate”, contou à Reuters Peter Gardos, de 67 anos, que leu a correspondência dos pais em uma noite, mas lutou durante 17 anos para transformá-las em um romance e depois em um filme.

O resultado, “Fever at Dawn”, estreia em dezembro.

Abandonada entre os mortos do campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, Agnes só sobreviveu porque um médico sueco a viu mexendo um dedo.

Conduzida a outro hospital, a jovem Agnes respondeu a Gardos, sobretudo para se entreter.

Os dois trocaram centenas de cartas antes de se casarem um ano depois, mas esconderam sua correspondência e seu passado turbulento durante o meio século seguinte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s