Cazaquistão vira membro da OMC após 20 anos de negociações

País ratificará a adesão durante a 11ª reunião da OMC, que será realizada entre os dias 15 a 18 de dezembro

Astana – O Cazaquistão se tornou membro pleno da Organização Mundial de Comércio (OMC), afirmou nesta segunda-feira o presidente do país, Nursultan Nazarbayev, durante seu discurso anual à nação.

O presidente avaliou a entrada na organização com sede em Genebra como “um marco na história do Cazaquistão independente”.

O país ratificará a adesão – que chegou depois de 20 anos de negociações – durante a 11ª reunião da OMC, que será realizada entre os dias 15 a 18 de dezembro, segundo Nazarbayev.

“O principal objetivo da adesão à OMC é melhorar o clima de investimento do país”, acrescentou Nazarbayev, que lembrou que a “afluência direta de investimento estrangeiro no Cazaquistão superou os US$ 200 bilhões nos últimos dez anos”.

O parlamento do Cazaquistão já ratificou a adesão ao órgão internacional de comércio. A lei correspondente também já foi assinada pelo presidente do país.

O Conselho Geral da OMC, principal órgão decisório da entidade, aprovou por unanimidade em julho o protocolo de adesão do Cazaquistão como 162º membro pleno.

O Cazaquistão solicitou sua adesão à OMC no dia 29 de janeiro de 1996. E para isso negociou durante anos para adequar suas tarifas e outros impedimentos comerciais aos acordos do órgão mundial.

No entanto, no meio do processo, o país decidiu fazer parte da União Econômica Euroasiática, integrada também pela Armênia, Belarus e Rússia, e teve que adotar as normas e padrões do bloco.

Isso fez com que o Cazaquistão tivesse que renegociar todos os pontos estipulados anteriormente, fazendo com que o processo de adesão à OMC se desacelerasse. Em junho, porém, o país assinou uma minuta de acordo com a organização. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s