CE analisa crise de refugiados e economia com Tsipras

Encontro de ministros de Economia e Finanças da zona do euro que ocorrerá amanhã tem Grécia como principal ponto da agenda

Bruxelas – O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, analisou neste domingo com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a situação da crise de refugiados e do cumprimento das medidas econômicas cobradas da Grécia em troca de um novo pagamento dentro do terceiro resgate ao país.

“O presidente Juncker e o primeiro-ministro Tsipras conversaram por telefone e discutiram os últimos acontecimentos da crise dos refugiados”, explicaram à Agência Efe fontes comunitárias.

Ambos também abordaram a “preparação do Eurogrupo”, o encontro de ministros de Economia e Finanças da zona do euro que ocorrerá amanhã em Bruxelas, no qual Grécia será o principal ponto da agenda, indicaram as fontes, que não deram mais detalhes.

A expectativa era que essa reunião permitisse aos credores da Grécia dar sinal verde a um novo desembolso de 2 bilhões de euros dos 86 bilhões concedidos ao país dentro do terceiro resgate.

No entanto, apesar de a Grécia ter aprovado boa parte das medidas exigidas para isso, resta resolver questões muito delicadas e que significam linhas vermelhas para os credores do país.

Por isso, e apesar dos contatos feitos ao longo do fim de semana entre todas as partes, não se espera que amanhã seja tomada alguma decisão a respeito.

Em paralelo, os ministros de Interior europeus celebrarão amanhã, também em Bruxelas, um novo encontro extraordinário em meio ao agravamento da crise de refugiados, no qual estudarão como agilizar a realocação de solicitantes de asilo e como iniciar o estipulado até o momento.

Os 28 Estados-membros se comprometeram a receber nos próximos dois anos 160 mil refugiados procedentes principalmente dos centros de recepção de Grécia e Itália. Por enquanto, apenas 135 pessoas foram transferidas desses países para Finlândia, França, Suécia e Luxemburgo. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s