Centenas se deslocam no norte do Iraque pelos bombardeios

Estas famílias, que no total formam um grupo de mais de 500 pessoas, enfrentam uma dramática situação pela escassez de água potável, alimentos e combustível

Mossul – Mais de 500 civis fugiram de seus lares na cidade de Al Qayara, no norte do Iraque, devido aos intensos bombardeios dos últimos dias efetuados pela coalizão internacional e a aviação iraquiana.

Um responsável governamental de Al Qayara, cerca de 50 quilômetros ao sul de Mossul, Saleh Hasan al Jabouri, explicou nesta terça-feira à Agência Efe que cerca de 120 famílias deixaram a cidade e se refugiaram em aldeias vizinhas.

Estas famílias, que no total formam um grupo de mais de 500 pessoas, enfrentam uma dramática situação pela escassez de água potável, alimentos e combustível para calefação, ao frio e chuva que afeta a zona.

Al Jabouri indicou que os bombardeios afetaram muito os civis e suas casas, mas também o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que perdeu dezenas de líderes e combatentes.

Al Qayara se transformou no segundo reduto do EI na província de Ninawa, após seu reduto de Mossul.

Em 3 de novembro, mais de 250 famílias chegaram a Al Qayara desde a cidade próxima de Al Sherkat devido também aos bombardeios. Entre esses deslocados haviam cerca de 90 famílias de membros do EI.

O grupo terrorista tomou o controle de Mossul e amplas zonas da província de Ninawa em junho de 2014, e pouco depois anunciou um califado em partes do Iraque e da vizinha Síria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s