Chefe da ONU pode visitar Coreia do Norte em breve

Ban Ki-moon, que é sul-coreano, disse que recebeu "sinais positivos" de Pyongyang recentemente

Seul – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que está discutindo com a Coreia do Norte as datas para visitar o isolado país, mas que nenhuma decisão ainda foi tomada.

Foram seus primeiros comentários públicos sobre uma provável viagem desde que surgiram notícias na semana passada de que ele iria ao país em breve.

Ban, que é sul-coreano, disse que recebeu “sinais positivos” de Pyongyang recentemente, após suas conversas com o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte.

“Estamos discutindo quando seria o momento bom para eu visitar o Norte, mas até agora nada foi decidido”, disse ele a jornalistas sul-coreanos na ONU, segundo a emissora YTN, acrescentando que está trabalhando para fazer a viagem “com a maior brevidade”.

A ONU negou reportagens sobre a visita de Ban a Pyongyang na semana passada ou nesta semana.

A Coreia do Norte é alvo de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU devido ao seu programa de mísseis e aos testes nucleares, bem como sanções separadas de Estados Unidos e União Europeia.

No começo do ano, Ban tinha planos de visitar um parque industrial no Norte operado conjuntamente pelas duas Coreias. Mas Pyongyang retirou a autorização para a viagem no último minuto, sem dar explicações.

As Coreias estão tecnicamente em guerra porque o conflito, que durou de 1950 a 1953, terminou em um armistício, e não um tratado de paz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s