Chefe de inteligência belga não descarta novos atentados

"O Estado Islâmico (EI) é o que nos tem em alerta e a longo prazo devemos talvez nos preparar para outros atentados", afirmou Raes

Bruxelas – O principal responsável pelos Serviços de Inteligência da Bélgica, Jaak Raes, acredita que novos atentados em solo belga “continuam a ser possíveis”, após o duplo ataque terrorista em 22 de março no aeroporto e no metrô de Bruxelas, que deixaram 32 mortos.

“O Estado Islâmico (EI) é o que nos tem em alerta e a longo prazo devemos talvez nos preparar para outros atentados”, afirmou Raes em uma conferência, publicou o jornal “Le Soir”.

O chefe da Segurança do Estado negou que o número de combatentes estrangeiros que partem à Síria tenda a diminuir, como tinha indicado o ministro belga de Interior, Jan Jambon.

“Tenho que decepcionar (o ministro). Se nos fixarmos no longo prazo, desde 2011 até o momento a dinâmica é mais ou menos a mesma”, ressaltou Raes.

Ele também advertiu de possíveis reações violentas da extrema direita.

“Uma nova polarização pode emergir. Pensem nas manifestações do Pegida, nas reações violentas da extrema direita”, afirmou.

Além disso, constatou um retorno de “velhos clientes” da cena criminosa na luta jihadista, como “traficantes de pessoas, falsificadores de documentos e vendedores de armas de guerra”.

“Não podemos permanecer cegos” diante de todos estes fenômenos, ressaltou Raes. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s