Chefe do Pentágono visita porta-aviões no Mar da China

A China reclama na prática a soberania da totalidade do Mar da China Meridional e está construindo várias ilhas para reforçar a reivindicação

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, visitou nesta quinta-feira um porta-aviões americano no Mar da China Meridional, em um momento de tensão na região pelas reivindicações de soberania de Pequim.

“Há muita preocupação sobre o comportamento chinês”, disse Carter durante a visita de três horas ao “USS Theodore Roosevelt”.

Ele definiu a presença do porta-aviões na região como um “sinal do papel determinante que desempenha o poderio militar americano em uma região muito relevante para o futuro dos Estados Unidos”.

A China reclama na prática a soberania da totalidade do Mar da China Meridional e está construindo várias ilhas para reforçar a reivindicação, o que provoca problemas na relação com Washington.

Na semana passada, o governo americano enviou o destróier “USS Lassen” para navegar nas proximidades de uma destas ilhas artificiais, no arquipélago de Spratly.

A ação, que irritou a China pretendia reivindicar o direito de passagem de Washington na região.

O “USS Theodore Roosevelt”, com capacidade nuclear, estava situado a 150-200 milhas náuticas ao sul das ilhas Spratly quando foi visitado por Carter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s