China elimina autorização prévia para ter dois filhos

Até o começo deste ano, os casais chineses tinham que solicitar uma autorização oficial para ter seu primeiro filho e, nos casos permitidos, o segundo

Pequim – As autoridades chinesas anunciaram nesta terça-feira a supressão imediata da autorização oficial prévia para ter dois filhos, uma medida adotada depois da recente eliminação da política do filho único.

A decisão foi anunciada pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado (Executivo) em um documento conjunto divulgado pela agência oficial “Xinhua”.

Até o começo deste ano, os casais chineses tinham que solicitar uma autorização oficial para ter seu primeiro filho e, nos casos permitidos, o segundo.

No entanto, todos os casais chineses podem ter até dois filhos desde no último dia 1, uma vez que a Assembleia Nacional Popular aprovou formalmente uma decisão anunciada no final de outubro após o plenário anual do Partido Comunista, o que faz essas autorizações desnecessárias.

A possibilidade de todos os casais terem dois filhos pôs fim a 35 anos da política do filho único, que as autoridades chinesas calculam que evitou cerca de 400 milhões de nascimentos, o que ajudou o país em seu desenvolvimento acelerado nesse mesmo período, com menos bocas para alimentar e menos pressão para o meio ambiente e os recursos nacionais.

No entanto a China, segunda economia do mundo, enfrenta um grave problema de envelhecimento da população e de redução no futuro de sua mão-de-obra, por isso que especialistas demográficos ficaram um bom tempo pedindo ao governo a eliminação dessa política.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s