China suspende parte de comércio com Coreia do Norte

O Executivo proibiu as importações de matérias-primas como carvão e minério de ferro, e as exportações de combustível para aviões

Pequim – O governo chinês anunciou nesta terça-feira a proibição de parte de seu comércio exterior com Coreia do Norte, alinhado a última resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que inclui novas sanções.

O Executivo proibiu as importações de matérias-primas como carvão e minério de ferro, e as exportações de combustível para aviões, revelou nesta terça-feira a agência oficial “Xinhua”.

Esta medida da China, o principal parceiro comercial norte-coreano, atende o estipulado pela ONU em 2 de março, sobre sanções que busquem sufocar o regime liderado por Kim Jong-un após seus últimos testes nuclear e de mísseis.

Em Tóquio, o enviado chinês para a desnuclearização da península coreana, Wu Dawei, e o diretor-geral para a Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores japonês, Kimihiro Ishikane, reivindicaram que Pyongyang adote uma “atitude positiva e construtiva” para retomar as conversas regionais paralisadas para a desnuclearização da Coreia do Norte.

A China apoiou as sanções da ONU após as novas demonstrações de poderio militar de Pyongyang, mas defendeu que elas não são “o fim” e que acredita que devem estar acompanhadas de diálogo para conseguir o desmantelamento do suposto arsenal nuclear norte-coreano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s