Chineses fazem manobras no Mar do Leste da China

De acordo com a Xinhua, o treinamento envolveu mais de 100 navios

Pequim – A China realizou exercícios militares aéreos e navais de grande escala no Mar do Leste da China nesta quinta-feira, disse a agência de notícias estatal Xinhua, na terceira vez nos últimos dois meses que o país efetua tais manobras marítimas com disparos de armas.

De acordo com a Xinhua, o treinamento envolveu mais de 100 navios, dezenas de aeronaves, unidades de guerra de informação, bem como o disparo de cerca de 100 mísseis. A agência não especificou onde exatamente os exercícios ocorreram.

A China e o Japão estão envolvidos em uma disputa cada vez mais amarga sobre a propriedade de um grupo de ilhotas desabitadas no Mar do Leste da China, chamadas de Senkaku por Tóquio e Diaoyu por Pequim.

Nos últimos dois meses, a China realizou exercícios semelhantes no Mar Amarelo, e também em águas disputadas por vários países no Mar do Sul da China.

O país reivindica a maior parte do Mar do Sul da China, potencialmente rico em energia, pelo qual passam de navio anualmente mercadorias de aproximadamente 5 trilhões de dólares, e rejeita as reivindicações de Vietnã, Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan sobre partes do mesmo mar.

Separadamente, o Ministério da Defesa da China informou que o país vai realizar exercícios militares com a Malásia no mês que vem no estratégico Estreito de Malaca, e também realizará manobras de treinamento com a Austrália e os Estados Unidos, na Austrália.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s