Civis morrem de fome no Sudão do Sul

Segundo a ONU, milhares de pessoas precisaram fugir recentemente devido a combates na região de Mundri, na Equatoria Ocidental, perto da fronteira com Uganda

Muitos civis estão morrendo de fome no Sudão do Sul, arrasado por uma guerra civil, denunciou nesta terça-feira o diretor de um grupo internacional que monitora o processo de paz no país.

Segundo as Nações Unidas, milhares de pessoas precisaram fugir recentemente devido a combates na região de Mundri, na Equatoria Ocidental, perto da fronteira com Uganda.

“Estou atônito por terem deixado que a situação se deteriorasse tanto”, disse Festus Mogae, ex-presidente de Botsuana, que está impulsionando os esforços para formar um governo de unidade no Sudão do Sul.

Mogae dirige a Comissão de Vigilância e Avaliação (JMEC) do acordo de paz assinado em agosto passado.

Os combates prosseguem e agora o conflito envolve múltiplas milícias, que violam completamente os acordos de paz e estão impulsionadas por interesses locais ou ataques em vingança.

A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), bloco da África Oriental mediador na crise do Sudão do Sul, convocou na semana passada as partes em conflito a permitir o acesso de alimentos às zonas em conflito à beira da fome.

O Sudão do Sul proclamou sua independência em julho de 2011, antes de afundar novamente dois anos e meio mais tarde em uma guerra devido a um conflito político-étnico, nutrido por rivalidades entre o chefe de Estado Salva Kiir e seu ex-vice-presidente Riek Machar.

O conflito deixou dezenas de milhares de mortos e mais de dois milhões de deslocados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s