Clãs sunitas repelem ofensiva de jihadistas ao sul de Mossul

O EI lançou a operação aproveitando as chuvas que castigam a região, disse o responsável da milícia sunita Multidão Popular dos Clãs

Mossul – Milicianos de clãs sunitas pró-governo repeliram nesta terça-feira uma ofensiva do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ao sul da cidade de Mossul, no norte do Iraque, informaram à Agência Efe fontes dessas tribos.

O EI lançou a operação aproveitando as chuvas que castigam a região, disse o responsável da milícia sunita Multidão Popular dos Clãs, Fares al Sabaui, integrada por tribos da zona de Al Qayara, cerca de 50 quilômetros ao sul de Mossul.

Os agressores chegaram em veículos 4×4 equipados com metralhadoras à aldeia Duizat, mas após duas horas de enfrentamentos os jihadistas fugiram.

Al Sabaui informou que pelo menos seis membros do EI morreram nos confrontos, sem precisar se houve baixas nas fileiras da Multidão Popular dos Clãs.

Por último, o responsável revelou que a coalizão internacional supervisionou o treino de dezenas de milicianos da Multidão Popular dos Clãs para cumprir missões contra o EI nas frentes do leste e sul de Mossul.

Esta milícia, embora é seja de credo sunita, colabora com o governo iraquiano e com as milícias xiitas Multidão Popular em sua luta contra o EI nas zonas próximas a Mossul.

Ao contrário, a milícia Multidão Nacional, também integrada por sunitas, se opõe aos jihadistas, mas rejeita que os milicianos xiitas participem das operações na província de Ninawa, da qual Mossul é seu capital.

O EI tomou o controle de Mossul em junho de 2014 e pouco depois anunciou um califado islâmico em amplas zonas que controla no Iraque e a vizinha Síria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s